O update do google e o alvoroço na internet

No último dia 21 de Abril, o Google finalmente lançou o update do seu algoritmo de busca com o objetivo principal de dar prioridade nos sites que são responsivos nos resultados de buscas feitas em smartphones.

Os títulos que foram divulgados nas matérias e postagens em vários sites eram do tipo “Google irá acabar com pequenas empresas”. Isso se tornou um alvoroço e de um sensacionalismo tão sem sentido, que resolvi reviver meu site e voltar a escrever sobre certas coisas da minha área da informática e de desenvolvimento web e mobile.

Primeiramente vale ressaltar que esse update somente irá fazer efeito nas buscas feitas em smartphones, o que quer dizer que tudo continua igual com os resultados em pc/notebook e em tablets.

Depois, o google não tem nenhuma obrigação de ficar esperando pela boa vontade das empresas a se adaptarem nas novas tecnologias que surgem para tomar as suas decisões, pois assim como o mercado exige, se você quer aparecer nos resultados do google, tem que se manter na “dança da atualização” também, ou não será encontrado.

Acredito que essa mudança irá gerar um certo aquecimento no mercado de desenvolvimento de sites, afinal vai ter muita gente perdendo acesso e consequentemente dinheiro, pois até mesmo empresas de grande porte não tem um site responsivo.

E para construir um site que além de ser responsivo, tenha uma semântica de html que aumente o SEO (Seach Engine Optimzation) de um site, é necessário um certo conhecimento que é certeza que o sobrinho, que fez o site antigo de graça ou pelo preço do cinema, não terá.

Espero ter esclarecido o que realmente aconteceu e que tenha entendido que o google não está destruindo empresas assim como estão dizendo por aí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *